terça-feira, janeiro 20, 2009

Heath Ledger


Eu estava distante do blog quando o Heath Ledger morreu e acabei fazendo nenhum comentário. Senti a necessidade de fazer isso agora, mesmo um ano após sua morte, diante de todo o borburinho se ele vai ou não concorrer ao Oscar.

Se ele vai concorrer ou não vai, não importa. Sério mesmo, não importa. Eu acho que a glória que ele precisava para a carreira dele ele já teve. Digo isso como fã de cinema e alguém que não acreditava no trabalho dele.

Não acreditava e explico: Heath Ledger não era bonito e nem charmoso. Tinha aquela cara de cachorro abandonado que as mulheres gostam, mas não era um cachorro bonito. A falta de charme dele não pode ser comparada com o charme dos atores de antigamente e mesmo que peguemos um ator novo para referência (um Zac Efron de High School Musical ou até mesmo um Ashton Kutcher), ele não tem charme nenhum. Heath Ledger era um cara comum, de beleza comum e até então o achava um ator mediano.

A escolha de filmes adolescentes pipoca como "Coração de Cavaleiro" ou comédias românticas açucaradas como "Dez Coisas que Odeio em Você" mostravam que o ator desejava ser um "galã", mas para mim a cara de nerd que ele tinha renderia sempre papéis como o de "Os Irmãos Grimm".

Então eu fui assistir "Brokeback Mountain". Todo o falatório em torno do filme já ia garantir uma boa visibilidade para qualquer ator que tivesse ficado com um dos papéis principais. Até apostei que Jake Gyllenhaal, que tinha o ótimo "Donnie Darko" no currículo, o apagaria durante o filme. Foi então que eu percebi o quanto estava enganado. O Ennis DelMar de Ledger era profundo, denso e tão charmoso quanto um Paul Newman. Covardia foi a academia não entregar a estatueta dourada para ele. Puritanismo puro da americanada.

Então, me lembro bem, quando eu li a notícia de que ele seria o Coringa em Dark Knight. Fiquei surpreso, era ousado demais para o cara que parecia escolher seus papéis em uma linha de personagem. Como fã de quadrinhos eu me perguntei se Ledger estaria apto a fazer um papel tão denso, visto a direção que Christopher Nolan dava a franquia. Lembrei do Ennis DelMar e ao contrário de muita gente fiquei quieto.

Também não acho que o papel deveria ser reprisado pelo Jack Nicholson. Alguém devia dizer pra ele "Ei Jack, você é um puta ator, mas tem papéis que você já está passado". Achei as primeiras impressões do trailler ruins. Não era o Coringa que eu conhecia e muito menos um Coringa que eu gostaria de ver. Na minha opinião, a loucura do Coringa serve para constratar com o ar soturno do Batman. São os antagonistas supremos tendo a racionalidade e a loucura extremas uma de cada lado.

Fui assistir o filme e amei. Ledger rouba a cena juntamente com Aaron Eckhart e a irmã de seu outrora par romântico, Maggie Gyllenhaal. Christian Bale passa pelo filme como um mero coadjuvante, a escolha de voz metalizada e a armadura de espuma foram over na minha opinião. Aquele foi o grande momento de Ledger e garantiu junto com Brokeback o rosto do ator para a imortalidade.

Escrivinhei esse post relativamente grande só para finalizar com essa frase "a tristeza que sinto pela morte de Heath Ledger e pela dúvida do que ele poderia ainda fazer". É muito ruim a gente não poder imaginar até que patamar alguém poderia ter chegado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pqp dizer que um cara como o heath n era bonito vai tomar no seu cu...