segunda-feira, fevereiro 01, 2010

1º de fevereiro, dia do Publicitário

A profissão de Publicitário foi regulamentada em 18 de junho de 1965 e, com a finalidade de fiscalizar seu exercício, foi criado o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária – CONAR – em 1980. o CONAR é uma organização não-governamental constituída por publicitários e profissionais de outras áreas, visando impedir a propaganda enganosa ou abusiva e promovendo a liberdade de expressão publicitária.

Nós construimos a imagem da empresa, produto e/ou serviço, planejamos estratégicamente cada ação que devemos tomar. Criamos a identidade, o manual de marca, o site, o anúncio para quaisquer mídias, as ações de merchandising, o endormarketing, cotamos e compramos espaços para a divulgação. Para tantos pontos do processo é imprenscindível que, além do conhecimento teórico, tenhamos criatividade.

A Publicidade é um investimento fundamental, o canal direto entre produto e consumidor. Exige estudos, pesquisas, idéias e direcionamento.

Ser publicitário é devorar o mundo, querer aprender sempre mais, tentar dar duplo sentido em tudo.

É prestar atenção em cada letra, cada traço, cada cor.

É saber jogar, driblar desafios, ter certeza de que tudo é possível e de que se vai chegar lá.

Ele sabe exatamente a razão daquela cor estar ali e é capaz de ser melhor do que qualquer cirurgião plástico com as maravilhas de um software. Logo… ele sabe seduzir, sabe persuadir, sabe o que, onde e quando falar.

Ele tem um lado psicólogo, entende a cabeça e as influências humanas e se transforma em um poderoso vendedor, prendendo a atenção das pessoas como ninguém.

É um ator versátil, se transforma em milhares de tipos de consumidor e descobre o que tem que ser falado.

Ele é um bom jornalista e, se não souber escrever, vira artista plástico.

É um atleta que corre contra o tempo e que, aos poucos, se transforma em caçador, mata um leão por dia e se orgulha dos troféus apesar de ser presa fácil da inveja e da vaidade.

Dá aquela enroladinha de vez em quando, sendo meio político e sabe motivar como técnico e jogar como craque.

Astúcia de advogado não lhe falta: é preciso defender bem suas idéias porque certamente elas não vão agradar a todos.

Sonha como um poeta e é racional como um executivo.

Não é santo, mas faz milagres.

O Publicitário é, acima de tudo isso, apaixonado pelo que faz.

2 comentários:

Quertzacoalt disse...

Concordo absolutalmente contigo! O roteiro gastronômico de Fortal deixou os de BSB no chinelo! Comida e sabores de maior qualidade com preços muito mais atrativos!!!

Ai que saudade de Jeri!

Ai que saudade o Bistrogonoff!!!

Ai que saudade da Casa Dela (tenho certeza que vai ter um engraçadinho que vai pensar que isso é puteiro - apesar de se comer bem lá, não são putas!)

Ai que saudade de Fortal!!

P.S.: Esqueceu de colocar no teu texto que o publicitário trabalha como camelo! =D

Parabéns pelo teu dia profissional, meu caro! E mais: parabéns pelos degraus que galgaste sozinho - e por mérito - em tua profissão!

Quertzacoalt disse...

P.S.2: Esqueceste de pontuar o título do post... =D