Nesse final de semana e feriadão de 7 de setembro tive que viajar a trabalho. Mal, né? Que nada! Primeiro porque sou workaholic e amo o que eu faço. Segundo porque a equipe que foi comigo é muito bacana e terceiro porque o Ceará é MARAVILHOSO! Desbravar esse Ceará para as locações da campanha 2009 / 2010 do Turismo do Estado. Viva essa alegria!
Cobrimos todos os 574 km de litoral, de Camocim ao Icapuí. Vivi momentos maravilhosos, vi paisagens deslubrantes e, claro, alguma coisa que não gostei também. Jericoacoara é a cereja do bolo. Lugar paradisíaco, com lagoas no meio das dunas (Lençóis Maranhenses nem faz inveja), um por do sol deslumbrante, barzinhos jovens com bebidas relativamentes baratas, sinuquinha e gastronomia de dar água na boca! Comi um rondelli de tapioca com jerimum e carne de sol. Adoro essas comidas diferentes, que tem um gosto único e nos faz associar a magia do lugar em todos os sentidos.
Jeri era pura farra, fiquei na pousada Wind Jeri, que tem visual e serviço de primeira. Cheguei no horário de apreciar o por do sol na duna e saímos ao meio dia do sábado. Juro que me pareceu muito mais. Jeri é mágico e sim, quero voltar logo.
Em Flecheiras sobrevoamos o local onte está sendo gravado o NO LIMITE da Globo, a praia tem piscinas que se formam nos corais e uma das mais belas pousadas de charmes que já vi, a Pousada Orixás. Mas aí é pra quem pode, o quarto mais barato é R$ 890,00. A Pousada do Paiva ( O dono é uma figura, conheci na ABAV em 2007) é muito charmosinha e custa bem mais barato, R$ 150,00.
A Baleia também me surpreendeu, pois é uma praia um pouco deserta, com pousadinhas simples, com cara de casa da gente. Comi um peixe que nunca tinha nem ouvido falar, chamado Galo do alto. O prato era delicioso, suculento e tenro. Acompanhava um baião de dois caprichado, com muito queijo e uma pimentinha que intensificava o sabor.
Outra praia que achei muito legal foi o Mundaú. Nem tanto pela praia em si, mas pelo passeio que tem de catamarã no mangue. É um passeio de visual muito bonito entre o mangue e as dunas e tem um mirante charmoso que será inaugurado em breve, onde promete uma vida noturna com barrascas para drinks, água de coco, sucos e refrigerantes. Um local super agradável e família para namorar e curtir a vista.
O restante das praias, Taíba e Lagoinha são simples. Lugares legais, com infraestrutura na beira da praia para alimentação e pernoite.
Não gostei de Camocim. A cidade está mal cuidada e a tal Ilha do Amor tem um restaurante bem fuleragem.
Na segunda do feriadão partimos pelo litoral leste. Começamos com Águas Belas / Caponga, com um visual bonito, mas nada de encher os olhos. Seguimos direto para Praia das Fontes / Morro Branco / Uruaú. Como era feriadão esticado numa segunda-feira a praia tava o maior farofal. Eu como sou praticamente cria da Praia das Fontes sei o quanto a praia é bonita e fica deserta sem esses feriados emendados no fim de semana.
Depois seguimos direto para Canoa quebrada, que foi minha grande decepção. Escutava tanto as pessoas falarem de Canoa que eu achava que era do mesmo naipe de Jeri. Não é, nem de longe. A pousada que ficamos era mais ou menos, mas com um café da manhã bem legal. As pousadas que visitamos não tinham nenhuma vista legal do mar e mesmo assim
Aproveitamos que estava tendo o festival de curtas "Curta Canoa" e verificar o que vem por aí de carne nova no mercado. Fiquei triste que só pois tudo era muito ruim. Jantamos em um restaurante chamado Café Habana, com decoração temática de Cuba, mas que de comida cubana não tinha nada. Mas a comida era gostosa e tomei dois mojitos de hortelã muito bem feitinhos. Juntou um monte de publicitário na mesa e a conversa foi tão animada que se estendeu pro Bar Caverna. Um bar fuleragem, mas com cerveja barata e companhias agradáveis.
Depois de Canoa seguimos pra Icapuí, que tem sete praias de natureza quase intocável, como Tremembés, Melancias e Redonda. Comemos uma lagosta na beira do mar em um restaurante simples mas muito bem feito e tempero gostoso. A prefeitura fez um mirante com uma vista linda da fazenda de coqueiros e do mar.
Trabalho feito, exausto e com a perspectiva de que vem muita coisa boa por aí.
foto: Duna do Por do sol, em Jeri.
Um comentário:
Só fazendo inveja...
Postar um comentário