segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Ta-hí, eu fiz tudo pra você gostar de mim...


Hoje é o centenário de uma das maiores musas que o Brasil já teve com projeção internacional.
Nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, mas desde pequena já chamada de Carmen, pois seu tio a achava parecida com a diva italiana de Ópera, nasceu em portugal mas veio bem pequena para o Brasil.
A primeira imagem que tenho da Carmen Miranda é daquele desneho animado "Alô Amigos" (acho que o nome era esse) onde o Pato Donald, junto com aquele galinho mexicano, vinha ao Rio de Janeiro e Walt Disney apresentava o Zé Carioca.
Visualmente Carmen Miranda sempre estará em nossas lembranças. Já faz parte do imaginário popular e ainda tem jargões como "Se quer aparecer coloca uma melancia na cabeça", fazendo menção à verdadeira salada de fruta que ela usava na cabeça.
Rever algumas apresentações dela hoje é impossível imaginar que a pequena notável envelheceu (e morreu). O corpo esguio, a dança dos quadris, o manejar das mãos e a bocarra vermelha me remete sempre à modernidade. Posso dizer que a barriguinha à mostra em pleno anos 30, faz dizer que Carmen Miranda foi nossa primeira musa do Tchan.
Mesmo debilitada, Carmen Miranda ainda fez uma de suas apresentações em um programa de televisão. Mal sabiam que, horas mais tarde, a cantora faleceria de infarto em sua casa aos 46 anos. Ta-hí, o mundo ainda precisa de uma Carmen Miranda.

Um comentário:

stutghost stut disse...

Achei o seu blog procurando no grande oráculo (google) algo sobre "odeio pessoas que se fazem de vítima".
Me surprendi. Seu blog é super legal!
Acabei lendo outros posts.