segunda-feira, outubro 24, 2011

Meu amigo, você esta feliz?

Meus dias pareciam, cada vez mais, automaticos. Me sentia vazio, sozinho e triste, queria jogar a toalha mas não sabia como fazê-lo. Como sair de cena?

Programei a viagem dos meus sonhos. Eu só não esperava que na ida, uma simples pergunta mudaria tudo. Durante a primeira conexão, marquei de encontrar com um dos meus melhores amigos em sua cidade. Ele parecia feliz em me ver, mas também parecia triste. De certo, usualmente, eu focaria toda minha energia nele, para que pudesse se abrir e eu pudesse ajudar. Feito. Ao longo da conversa ele já me parecia o cara que lembro sempre, sorriso aberto, risada alta, jeito franco. Então ele me pegou e eu não soube mentir.

Explico: para quem me conhece a fundo, muito a fundo, é difícil ler os sinais de quando não estou bem, eu sempre transpareço uma atitude positiva, mesmo que minha alma esteja em frangalhos. É muito raro eu desmoronar, mas nas poucas vezes que aconteceu o choro lava a alma e me recomponho. Na grande maioria das vezes estou só, sem um ombro amigo, sem um colo, apenas eu, lidando com minhas angustias.

Eu estava tagarelando sem parar sobre os planos de viagem, quando ele olhou pra mim e perguntou "meu amigo, você esta feliz?". Minha resposta seria automática, diria um sim, sorriria... Mas não pude. Fiquei calado, olhei pra ele e respondi "não. Não estou". Ficamos nos olhando e eu disse algo sobre me desculpar por ter sido sincero, mas que eu não tinha a mínima idéia do que fazer. Nos abraçamos em frente ao portão de embarque "mas eu ficarei feliz", disse. Ele sorriu, o mesmo sorriso do menino que estudou comigo e é meu amigo há quase 30 anos.

Desde esse dia a pergunta dele ecoa na minha cabeça. "meu amigo, você esta feliz?".
Não, eu não estou. Mas ficarei.

Nenhum comentário: