terça-feira, maio 31, 2011

Sábado feliz.


Sábado foi um dia feliz. Bem feliz, para ser mais exato e como eu não me sentia em muito tempo. Não que tenha sido infeliz esse tempo todo, longe disso. Mas sábado foi um dia em que reencontrei velhos amigos, do tempo do colégio, que participavam da minha vida diariamente e cotidianamente.
Amigo de colégio é diferente de amigo de faculdade, de amigo de prédio, de amigo de rua. Amigo de colégio passa mais tempo com você dividindo as descobertas, acobertando as coisas erradas, trocando suas educações e aprendizados. Amigos de colégio são inspiradores, pois nessa época ainda somos todos iguais em desejos, em dúvidas, em sentimentos em querer descobrir juntos as coisas.
Mais importante que isso eu digo que é ter sido aluno Marista a vida inteira. Vou pecar aqui em comparar com as outras instituições, mas eu não conheço alunos de outros colégios tão apaixonados pela instituição quanto os que estudaram em colégio Marista. Nos sentimos tão especiais e unidos por um elo mágico (e abençoado) que nos chamamos de Maristas de Coração. É muito especial isso, nos unirmos em nome de Maria pelo coração.
Eu sei que alguém vai levantar o dedo e esbravejar, não adianta. Pode contestar o que for, mas só se sente assim quem é Marista. A ligação vai além de seus amigos, de sua turma, seus professores. É a estrutura física do próprio colégio, é a carteira que você sentava, é o seu nome que você riscou na janela, é o azulejo quebrado, o corredor que dava choque, é você, sou eu, somos todos nós.
Os colégios de hoje fabricam pequenos gênios, estão preocupados em números e pontuações, metas, classificações. Querem ser vitoriosos, mas muitas vezes não têem o colégio como sua segunda casa porque lá eles não têem orientação. Passam nos cursos mais concorridos, mas muitas vezes não tem preparo pra lidar com a vida.
Eu nunca me esqueço que de todas as confusões que entrei na minha vida de adolescente, seja com colegas, com professores, colando em provas... eu sempre fui ouvido. Eu tinha poder de voz, de argumento. Me diz qual colégio tem isso hoje? As crianças não são ensinadas, são adestradas a se comportarem.
Mas o que importa é que me senti tão bem, tão feliz em reencontrar vários amigos que dividiram tudo comigo: o ombro, as festas, o aprendizado, a cola das provas, os passeios, o abraço, a vida. E me senti um tantinho triste em ver que se passaram 16 anos e muitos desses amigos foram afastados pelas condições de vida mesmo, mas há o resgate. O carinho, o abraço e a amizade.

Nenhum comentário: